ORIGEM DO SOBRENOME

Barra Inicial

O sobrenome familiar italiano Dal Bosco ou Dalbosco foi classificado como sendo um toponímico, palavra derivada do grego, composto de "tópos" (lugar) + "nomos", nome: designação dos nomes próprios de lugares ou acidentes geográficos.

Os toponímicos reconduzem a um referencial de espaço físico ou geográfico, como nomes de localidades, de cidades, de regiões, de países ou de acidentes geográficos. Nestes casos, topônimos nada tem a ver, diretamente, com apelidos da família mas, sim com o estudo da origem dos nomes de acidentes geográficos que, pôr sua vez foram adotados como sobrenome em muitas famílias.

Os sobrenome englobados sob o titulo de toponímico são geralmente mais fáceis de serem reconhecidos do que os demais, pelo fato de se reportarem a um determinado local.

Grande parte dos toponímicos se originaram diretamente da denominação de uma cidade, de um povoado ou de uma região, normalmente o uso como sobrenome familiar repete o próprio nome da localidade ou faz uso do gentílico.

Ao mesmo tempo devemos salientar que muitas outras famílias, nascidas nestas localidades, também adotaram-na como sobrenome familiar, desta forma nunca pode-se afirmar que duas pessoas que se utilizem do mesmo toponímico como sobrenome sejam parentes sem antes fazer uma averiguação detalhada em suas árvores genealógicas.

Em média o grupo dos toponímicos representam 37% dos sobrenomes italianos, sendo considerado o segundo maior grupo de sobrenomes italianos, só perdendo para os patronímicos.

Neste caso temos a preposição Dal (do) associada ao termo Bosco, este vindo do germânico busk (bosque, mata, selva) na idade média foi latinizado em buscus tendo posteriormente dado origem ao italiano bosco, neste caso o sobrenome então se referiu a um homem dos bosques, talvez um guarda dos mesmos ou alguém que residiu em tal local.

Desta forma, alguém cuja origem esteve, de alguma forma, ligada a um bosque, ficou conhecido em algo como "Fulano Dal Bosco" (Fulano do Bosque), o termo passou então a identificar a família deste Sr., sendo então transmitido de geração em geração, posteriormente, devido a influência dos diversos dialetos existentes na época, em algumas regiões, os termos se aglutinarão em Dalbosco dando origem a esta ramificação familiar.

É muito difícil separar as famílias Dalbosco e Dal Bosco, praticamente considera-se a mesma linhagem uma vez que já foram encontradas as duas grafias dentro de um mesmo cepo familiar.

Em muitos casos a preposição "Dal" foi extinta utilizando-se somente o termo Bosco como sobrenome familiar, em outros casos foi encontrado também o uso da preposição "Del".

Fonte: Benzi Sobrenomes - http://benzisobrenomes.com
NO BRASIL E NO MUNDO

Hoje o sobrenome está distribuido em 180 comunidades Italianas, contando as duas grafias (Dalbosco e Dal Bosco) e, em diversos estados Brasileiros.

Voltar