NOTÍCIAS VÁRIAS FAMILIA DALBOSCO

Barra Inicial

A cidadania italiana além de um resgate da própria cultura lhe dará a possibilidade de viver e trabalhar em qualquer país da comunidade europeia, oportunidades de trabalho, bolsas de estudos para você ou seus filhos em universidades da Europa além de poder se aposentar pela Itália.

Se você já possui a sua cidadania italiana ou deseja informações sobre lista de espera, como emitir o passaporte italiano ou mesmo conhecer alguns benefícios econômicos para cidadãos europeus, acesse o site: Site fora do ar, aguarde... (Acessado em: 04/06/16).

O “curso” será dividido em lições e o mesmo irá começar com a ideia de que você está iniciando agora e não possui conhecimento sobre o assunto.

Mesmo que você já saiba um pouco sobre o assunto nossas lições mais avançadas vão lhe passar dicas importantes, como por exemplo, economizar dinheiro na Itália.


PASSO NÚMERO 1 - O DIREITO A CIDADANIA ITALIANA

Antes de começar a organizar os documentos e gastar dinheiro é importante você determinar se você possui ou não o direito à cidadania italiana, não é mesmo?

Possuem o direito à cidadania italiana todos os descendentes de italianos sem limite de gerações! Se a linha de descendência é sempre formada por homens. Por exemplo, trisavô, bisavô, avô, pai e você. Então não existe problema algum, você sempre terá o direito garantido.

Caso possua uma mulher na linha de descendência, por exemplo, uma avó ou mesmo a sua mãe então é necessário analisar melhor.

Basicamente é assim: se esta mulher (sua avó ou sua mãe) teve um filho ou filha antes de 1948 então ela não passa o direito para o filho ou filha. Se o filho ou filha nasceu depois de 1948 então o direito continua. Veja o exemplo:

Linhagem: bisavô, avó, pai, você.

Se esta for a sua linhagem e o seu pai nasceu antes de 1948 então você não tem direito, mas se ele nasceu depois de 1948 então a sua avó conseguiu passar para ele o direito à cidadania.

Isso demonstra que apenas depois de 1948 as mulheres conseguiram o direito de transmitir a cidadania italiana aos seus descendentes.

Se você analisou e viu que o seu caso é o da mulher, que não passa o direito, não se desespere, atualmente existem formas de resolver este problema, pois é possível entrar com uma ação na justiça e tentar o requerimento assim mesmo.

Veja mais informações aqui: http://cidadaniaitalianaviamaterna.com/ (Acessado em: 04/06/16)

Também é possível obter a cidadania italiana por casamento ou mesmo se naturalizar italiano. Para quem casou depois de 27 de abril de 1983 pode se naturalizar italiano por casamento, mas precisa esperar 3 anos de casado e cidadania italiana do marido ou esposa reconhecida.


PASSO NÚMERO 2 - ELENCO CORRETO DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Depois de verificar se você possui ou não o direto a cidadania italiana o próximo passo é identificar quais os documentos que precisaremos reunir para ter o nosso direito reconhecido.

Logo abaixo segue o elenco completo dos documentos, se você ficar na dúvida ou mesmo achar muita coisa não se preocupe que nas próximas lições falaremos como conseguir reunir estes documentos.

Vamos a lista:

  • Do seu antepassado italiano:
  • CERTIDÃO DE NASCIMENTO (certidão está lá na Itália);
  • CASAMENTO (certidão está no Brasil ou na Itália);
  • ÓBITO (certidão no Brasil);
  • Além destes documentos é necessário obter a Certidão Negativa de Naturalização, um documento fácil de ser obtido junto ao Ministério da Justiça.
  • Você precisará também dos seguintes documentos, das pessoas na linha de descendência até você:
  • Certidão de nascimento;
  • Casamento (somente se você for casado);
  • Óbito.

Estes documentos precisarão estar traduzidos para o italiano por um tradutor juramentado e ter as firmas reconhecidas pelo ministério do exterior ou por tabelião, depende de qual é o seu consulado italiano.

Segue um exemplo de quem tem o próprio bisavô como o antepassado italiano na família, se você possui o trisavô ou o avô basta colocar uma geração a mais ou a menos de documentos. Veja:

Para os bisnetos(as) de italianos:

  • CNN - Certidão Negativa de Naturalização do Bisavô;
  • Certidão de Nascimento, Matrimônio e óbito do Bisavô;
  • Certidão de Nascimento, Matrimônio e óbito do Avô;
  • Certidão de Nascimento, Matrimônio e óbito do Pai;
  • VOCÊ Certidão de Nascimento e Matrimônio (se você for casado);

Bom, como você pode ver nós temos de encontrar a certidão de nascimento do italiano lá na Itália, algumas vezes também o casamento dele se encontra por lá. Depois disso tem os documentos no Brasil.

Você pode estar se perguntando: Meu deus, como encontrar estes documentos?

Mas não se preocupe, com as informações corretas você consegue! Alguns documentos estão sendo recuperados e colocados no Álbum de Documentos da Família. Agradeço também quem puder me enviar os documentos que possuir para ajudar os demais. Na próxima lição iremos falar um pouco sobre como obter os documentos necessários e dar início ao processo!